O Marketing do seu hotel começa antes de qualquer estratégia de publicidade ou propaganda. Na verdade, ele começa primeiramente com os seus serviços, mas principalmente com os seus funcionários. A forma como seu hotel ou pousada lida com essas duas variáveis vai ser bem importante para sua presença digital.
Os viajantes tem mudado a sua forma de decidir o local de estada. Atualmente, eles avaliam muito a classificação dos hotéis e pousadas nas agências de viagem online (OTA’S), verificando as categorias mais importantes para eles e lendo os reviews mais recentes. São propensos a optar por hotéis um pouco mais distante dos locais que desejam ir do que escolher um próximo com avaliações negativas.
Categorias como “Recepção”, “Atendimento” e “Limpeza”, dizem diretamente de ações e serviços realizados por seus funcionários, desde o check-in até o check-out dos hóspedes.
Porque com os funcionários?
Disponibilizar serviços de qualidade, como quartos limpos e arejados, café da manhã e Wi-fi é o mínimo que qualquer meio de hospedagem pode oferecer. Tenha certeza que os viajantes não esperam menos do que isso, independente do objetivo final da estada. O seu hotel pode até disponibilizar serviços extras como ROOM SERVICE e cortesias no quarto, mas esse não será o maior diferencial.
Seja onde for, as pessoas desejam ser bem recebidas e tratadas. Se o seu meio de hospedagem não investe em capacitar seus funcionários para a cordialidade, a hospitalidade e a disponibilidade, você terá problemas.
Você já vivenciou, como pessoa, uma situação em que você se sentiu mal por estar pedindo para um funcionário fazer o seu trabalho? Ou uma situação em que parecia que o funcionário não queria lhe atender e estava sendo obrigado a isso?
Situações como essas podem frustar viajantes e potencializar reviews e avaliações negativas, até porque “O local era incrível, mas os funcionários não eram cordiais”. O marketing do seu hotel pode ser prejudicado por avaliações desse tipo.
A experiência do cliente!
Se você ainda não ouviu a expressão “experiência do cliente” é bom se atualizar.
A experiência do cliente é todo o contato que uma pessoa compradora tem com seus serviços e produtos, estando diretamente ligada à percepção que as pessoas tem com relação a sua marca.
A importância de oferecer uma experiência agradável está no fato de que é ela quem vai gerir bons reviews, boas avaliações e o retorno desse hóspede ao seu hotel. E engana-se quem acredita que somente o destino turístico e as condições das acomodações garante essa experiência, o contato com os funcionários faz grande diferença nesse momento.
Os hóspedes eram avaliar também se foram bem atendido, se as dúvidas foram sanadas, se encontrou alguém para falar quando algo deu errado na acomodação e se recebeu informações claras. Por isso, esteja atento para promover experiências inesquecíveis para o seu hóspede.
Como envolver os funcionários no Marketing do seu meio de hospedagem!
1# Seja transparente sobre a cultura do hotel:
É sempre importante ensinar e reforçar aos seus funcionários a cultura do seu meio de hospedagem, bem como a visão, missão e valores defendidos. Você pode ainda instigar isso por meio de palestras e conversações que relembrem os objetivos do seu hotel e como os funcionários estão contribuindo com isso, a fim de promover um espírito de equipe.
2# Valorize ações positivas:
Se bem recebidos, provavelmente chegará até a gerência elogios sobre os seus funcionários. Neste momento, é importante parabenizar as ações desses funcionários e motivá-los a permanecerem assim. Desta forma, ocorre a valorizando e motivação do seu funcionário.
3# Invista em treinamentos:
Outra forma de desenvolver um espírito de equipe e um comprometimento com os valores da sua empresa é oferecendo treinamentos e cursos para os seus funcionários, a fim de aperfeiçoar habilidades sociais e operacionais. Essa também é uma maneira de valorizar os esforços dos seus funcionários, que se verão privilegiados de receber algo da gerência.
E lembre-se: ajudar no crescimento das pessoas que fazem o seu meio de hospedagem melhor não é custo, é investimento.
E então, como está o marketing do seu hotel?