Qualquer estratégia que envolva Marketing Digital passa por etapas de validação e não seria diferente no Marketing Hoteleiro. Muitos meios de hospedagem trabalham com as fases iniciais de validação, mas poucas vezes se lembram da etapa de avaliação. Esse é um erro grande!
Ou caso lembrem, é comum ser realizada em períodos específicos pré determinados e com pouco aprofundamento. Por isso, esse post foi criado com o intuito de ressaltar a importância da avaliação constante das estratégias utilizadas e os meios de propagação. Assim como, do estudo da persona e do uso de testes guiados dentro dos anúncios.
Porque avaliar constantemente as estratégias de Marketing Hoteleiro?
A dinamicidade do mercado é um fator decisivo para que a avaliação seja constante. Isso pois, entender que existem mudanças constantes no setor hoteleiro de acordo com clima, situação mundial e questões regionais é primordial para que qualquer estratégia seja consistente. Você pode criar um modelo estratégico perfeito para o momento atual que vivemos, mas se você não projetá-lo a longo prazo também, poderá ter problemas. E mesmo projetando a longo prazo, se não houverem avaliações constantes da performance dessa estratégia, poderá se deparar com situações inusitadas das quais não conseguirá se sair tão rapidamente.
A incerteza no relacionamento com o cliente é outro fator a ser tido em conta. Reservas podem estar fechadas e próximo a data sofrerem alterações. Assim como, comunicações erradas podem comprometer a sua imagem online. O cliente está em constante mudança nesse mundo digital e em busca de marcas que traduzam seus valores pessoais e proporcionem boas experiências do início ao fim. Por isso, ao trabalhar um assunto você pode alcançar milhares de viajantes, mas não avaliar como o público tem recebido esse assunto é um descuido grande, que pode lhe custar caro.
As tendências flutuantes são outro aspecto de valor nessa soma. Todos os dias novas formas de se relacionar online surgem: novas funcionalidades, novos aplicativos e redes sociais. Com isso, surgem novas tendências para se atualizar e elas chegam também para as empresas. Avaliar constantemente o que seu cliente tem usado, procurado e investido tempo é primordial para progredir sua estratégia online, garantindo que seu meio de hospedagem seja encontrado.
Como avaliar constantemente as estratégias?
Diferentes táticas podem ser encontradas para que a avaliação constante das estratégias se torne uma realidade. E isso dependerá muito do tamanho da sua equipe e dos objetivos da sua empresa. Para isso, primeiro é preciso entender o que você almeja obter para entender o que você precisa buscar e onde buscar.
1# Como meu conteúdo tem impactado minha persona:
Se você já tem uma persona definida e deseja entender como seu conteúdo tem contribuído e trazido engajamento, você pode avaliar através dos anúncios patrocinados e nas publicações orgânicas de suas mídias sociais. Caso seu meio de hospedagem invista em marketing de conteúdo, através do uso de um blog, é interessante que avalie o Google Analytics para verificar os dados obtidos.
2# Qual tem sido o alcance da minha estratégia:
Essa é uma métrica que pode e deve ser avaliada num compilado de informações. Seu meio de hospedagem pode solicitar no momento da reserva ou num check-in a informação sobre por qual meio o cliente conheceu seu estabelecimento. Assim você consegue mensurar quais ações tem sido mais eficazes e procurar explorar porque algumas delas não tem sido tanto.
Concomitante a essa ação, podem ser feitas avaliações de SEO em seu site e do alcance/posicionamento nos mecanismos de busca. Da mesma forma que, através das OTA’S – agências de viagens online – você poderá alcançar dados que lhe ajudaram nessa avaliação.
3# No que meu meio de hospedagem tem errado:
A melhor forma de entender o que não faz sentido para a sua persona é através de testes e do estudo dela. Alguns erros de marketing digital são bem comuns e caso você esteja cometendo é importante que mude hoje. Mas estar atento a sua persona e não fugir do seu posicionamento por que você viu algum outro estabelecimento fazendo as coisas diferentes, vai ser primordial para seu crescimento online. É muito importante entender que cada meio de hospedagem possui particularidades em relação a persona. Por isso, seu estudo é tão importante na criação de estratégias eficazes e escaláveis.
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