Relacionamento com o viajante: O que seu hotel precisa saber!

Relacionamento com o viajante: O que seu hotel precisa saber!

em julho 23, 2020

O relacionamento com o viajante tornou-se cada vez mais fácil, principalmente após o setor hoteleiro se conscientizar da necessidade de adentrar o mundo online. Todos os dias muitas estratégias eficazes tem surgido e diferentes possibilidades são exploradas para potencializar esse contato.

E é perceptível que as mudanças sociais já abarcam também os meios de hospedagem. O antigo viajante que buscava apenas por um quarto para passar o final de semana com a família mudou. Hoje, ele busca muito mais do que isso e valoriza outros pontos. Certamente o seu hotel já deve ter tido contato com viajantes que optaram por não reservar por sentirem falta de algum serviço ou alguma condição especial em sua estada. E é bom que o seu meio de hospedagem se acostume, pois este é o novo viajante.

O NOVO PERFIL DE VIAJANTE

Mais antenado e com mais acesso a informações, o viajante mudou. Agora ficou mais fácil dele avaliar diferentes propostas e condições de reservas, conhecer melhor o destino e programar-se com antecedência. Ele certamente terá mais cautela em suas decisões e estará mais criterioso. Por isso, lidar com esse viajante à moda antiga não irá dar certo.

Algumas etapas são importantes e elas foram sintetizadas pelo marketing no que conhecemos como funil de vendas. De forma sucinta, o funil de vendas pode ser dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

  • TOPO DE FUNIL: Os viajantes ainda não estão com todas as decisões de destino fechadas, muito possivelmente a ideia de viajar é apenas uma ideia. Eles estão coletando informações e conhecendo mais.
  • MEIO DE FUNIL: Os viajantes já possuem algumas questões definidas, quem sabe já sabem para onde desejam ir, as datas e o que pretendem fazer. Mas ainda não tomaram decisões burocráticas, como decidir translado e hotel.
  • FUNDO DE FUNIL: Os viajantes que chegarem a você já buscando informações de reservas, preços e oportunidades são aqueles viajantes que já estão num fundo de funil. Ou seja, já têm mais decidido suas preferências e estão prontos para reservar.

Porque é importante saber o básico de funil de vendas e jornada de compra?

Porque é muito possível que o seu meio de hospedagem esteja concentrado em apenas um dos estágios: o fundo do funil. E nos explicamos o motivo: porque é o estágio que demanda menos do seu hotel em termos de criação de conteúdo. Mas queremos destacar aqui que concentrar-se apenas nesse ponto não será bom. Ou seja, criar conteúdos e ações voltadas apenas para que o viajante feche logo a estada com o seu hotel será menos vantajoso. Sabe qual a razão? Porque além dos altos custos que essa ação demanda (com anúncios pagos, por exemplo), ela será voltada á um público muito pequeno que está no fundo do funil.

Sim, nem todo viajante está decidido e se você não souber dialogar com o estágio que ele está perderá grandes oportunidades.

COMO DIALOGAR COM ESSE NOVO PERFIL?

Agora que você já conhece o básico de funil de vendas e jornada de compra, temos certeza que ficará mais fácil dialogar com esse novo perfil de viajante. Entender que existem diferentes estágios e que o viajante passará por eles antes de efetivar uma reserva, muda tudo.

Mas outro ponto é importante também: é preciso saber onde encontrar esse viajante. Para isso, os seus clientes atuais podem te ajudar muito. Você pode fazer pesquisas dentro do seu hotel ou nas diferentes plataformas de relacionamento, como e-mail marketing e alcançar essas informações. Seu hotel precisa estar presente nesses âmbitos.

como usar esses estágios para potencializar vendas?

Ao melhorar o relacionamento com o viajante, você poderá perceber o aumento das vendas. E a melhor forma de usar esses estágios com essa finalidade é criando conteúdos que supram cada etapa. Cada um dos estágios possui um foco específico dentro das estratégias de marketing digital hoteleiro e serão complementos entre si.

  • TOPO DE FUNIL: o foco nessa etapa são conteúdos que gerem a ATRAÇÃO e a CONVERSÃO.
  • MEIO DE FUNIL: o foco nessa etapa são conteúdos que promovam RELACIONAMENTO.
  • FUNDO DE FUNIL: o foco nessa etapa são conteúdos que promovam a VENDA e a ANÁLISE.

quais os tipos de conteúdo ideais:

  • TOPO DE FUNIL: conteúdos com dicas de viagem gerais, sobre sua região. Expondo passeios incríveis ligados ao seu destino. Abordando as vantagens das diferentes modalidades de viagem: sozinho, com acompanhante, com família, com animais. Dando dicas de planejamento e organização.
  • MEIO DE FUNIL: conteúdos que abordem ações do seu hotel em parceria com ações locais. conteúdos que o viajante possa baixar. compartilhamento de fotos e comentários dos seus cliente atuais. conteúdos ricos da região: tour virtual, guias turísticos.
  • FUNDO DE FUNIL: conteúdos com ação mais de venda: destacando datas comemorativas, condições diferenciadas e parcerias com atrações turísticas. Evidenciando serviços diferenciados.

Esperamos que esse conteúdo ajude seu meio de hospedagem a melhorar o relacionamento com o viajante.
Para dúvidas, converse com a gente!

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