Quarentena: como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o meu hotel?

Quarentena: como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o meu hotel?

em julho 15, 2020

Que o período de isolamento social/quarentena afetou diversos setores, inclusive o hoteleiro, isso o seu hotel já sabe. Certamente está enfrentando de perto esse inimigo em comum, a pandemia, e as consequências dela. Em meio a tantas medidas protetivas e ações necessárias para manter seu meio de hospedagem em pé, pode não sobrar tempo para que você pense em novas possibilidades para garantir um retorno viável nos próximos meses.

Nós entendemos suas preocupações e por isso fizemos esse e outros conteúdos para te ajudar. Temos inclusive um ebook completo intitulado: “Preparando seu hotel para vender mais em 2021” . Mas voltando ao assunto deste post, gostaríamos de elucidar os benefícios do uso do Marketing de Conteúdo como forma de atrair novos visitantes ao seu site e despertar o interesse de compra deles. Confira já!

O que é e o que não é Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é o processo que envolve desde a criação até a promoção de materiais e informações ao seus clientes, com o intuito de fidelizar e engajar com a possibilidade de compra através do compartilhamento de conteúdos focados em sua persona.

Ou seja, através do conhecimento de quem é o seu cliente e as necessidades dele, você cria e desenvolve materiais ricos para nutrir essa audiência com o que estão buscando. Assim sendo, você engaja a persona com sua marca – gerando identificação – e através das estratégias do funil de vendas, faz com que ela “caminhe” para uma potencial compra.

Marketing de Conteúdo não é uma estratégia promocional para divulgar os seus serviços, em que após cada material ofertado e cada informação compartilhada você já insere seus serviços como única solução eficaz. Não se trata de fazer as pessoas “engolirem” seu serviço. Por isso, é importante salientar que marcas que usam o marketing de conteúdo sem uma preocupação REAL com sua persona e as necessidades dela, dificilmente alcançam resultados consistentes. E esse é um ponto importante: não é oferecer conteúdo porque todo mundo oferece, é oferecer conteúdo porque o seu cliente precisa e você quer ajudar. 

3 benefícios do Marketing de Conteúdo para o seu hotel na quarentena

1) Visibilidade e compartilhamento 

Com o uso de materiais ricos, dicas valiosas e artigos de blog – marketing de conteúdo – é possível que os viajantes encontrem seu meio de hospedagem. Isso sem necessariamente estarem buscando por reservas. Para você entender melhor: Imagine que um viajante está procurando dicas de viagem para o litoral e o seu meio de de hospedagem tem um artigo de blog que fala sobre esse assunto. Essa pessoa pode ainda nem ter decidido para qual parte do litoral irá viajar, mas com o seu conteúdo ela pode despertar o interesse por sua região. 

Mas esse não é o único ponto. Você já percebeu como é difícil posicionar o seu meio de hospedagem nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google? A competição com as agências de viagem online é uma luta perdida e os gastos com compra de palavras-chave podem ser altos. Com o marketing de conteúdo você alcançará viajantes em diferentes momentos de compra. Ou seja, seu hotel pode não ser a primeira opção para a busca “hotéis em Macéio”, mas ele pode ser em buscas como “Quais os melhores passeios em Macéio?”.

Além dessa visibilidade, o compartilhamento de conteúdos entre viajantes é algo frequente e potencializa as métricas do seu site, que consequentemente potencializa o alcance dele. Todas essas ações potencializam as vendas.

2) Diferencial competitivo

Ao oferecer conteúdos que auxiliam o seu cliente em problemas que estão enfrentando é notável que sua empresa se destaque por esse feito. Na hora de escolher onde se hospedar, além dos demais fatores importantes (preço, localização, serviços e etc), um fator que pesará muito é esse auxílio. Em que hotel reservar? Naquele que me ajudou a programar a viagem, é óbvio. 

Mas a pessoa certamente optará por meios de hospedagem com preços mais baixos, como faço para competir com eles?

Essa é uma afirmação bem errada. Sim, os viajantes procuram e avaliam preços e condições, mas sempre o fazem tendo em conta os benefícios da estada. Um meio de hospedagem pode estar com preço bem abaixo do seu, mas não oferecer muitos dos serviços e condições especiais que o seu oferece. E mais importante de tudo: quando pensamos que o preço é o fator decisivo (e para alguns é sim), nos esquecemos de um fator que pesa muito: A EXPERIÊNCIA.

E nesse fator, o marketing de conteúdo pode ajudar e muito, não só na quarentena! Pois, ao promover conteúdo de qualidade que auxilia seu cliente, você já está inserindo bagagem na experiência dele com o seu hotel. Sim, isso já vai pesar na hora de escolher a estada. Mas lembre-se, a experiência do cliente diz respeito a todo o processo: da pré à pós estada. Por isso, esteja atendo a suprir as expectativas que você promove nos viajantes. E invista em gestão de reviews.

3) Diminuição drástica nos custos do hotel na quarentena:

Em tempos de quarentena é preciso reduzir custos. A criação de conteúdo tem um custo único e aquele material estará disponível para o seu hotel utilizar sempre que necessário. Os anúncios pagos, a compra de palavras-chave e o investimento com propagandas são gastos recorrentes que podem ser diminuídos a medida que o Marketing de Conteúdo cresce em sua empresa. 

Ou seja, é possível aumentar gradativamente o uso de campanhas e ações orgânicas. Pois, as ações orgânicas não possuem custo e são direcionadas à audiência que você já possui, como ex-clientes, viajantes que demonstraram algum interesse em dado momento e os leads que você alcançará através do marketing de conteúdo. Essas ações orgânicas podem ocorrer nas mídias sociais, no seu site e até mesmo por e-mail marketing.

Por isso, o marketing de conteúdo é um grande aliado dos meios de hospedagem. Todavia, nesse período de pandemia ele se tornou essencial para a preparação de um solo fértil para crescimento das vendas nos próximos anos. 

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado e incentive você a iniciar o uso do Marketing de Conteúdo nessa quarentena. Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog.
– Equipe 2M’S Marketing

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