O marketing digital hoteleiro é complexo e investir de qualquer forma pode levar seu hotel a cometer erros de marketing hoteleiro comprometedores de toda a estratégia. Sim, alguns erros podem ser a base para que o seu meio de hospedagem mantenha-se estagnado digitalmente.
Alguns hoteleiros chegam até a desacreditar da eficácia do marketing hoteleiro por erros que impedem que as estratégias escolhidas de avançarem. Por isso, conhecer esses erros comuns é o primeiro passo para superá-los e mudar de posição.
Os 04 erros de Marketing Hoteleiro:
1. Não se atualizar:
Qualquer profissional do marketing reconhece a necessidade de constante estudo dos diferentes fatores de influência dentro do segmento. No caso da hotelaria, é imprescindível conhecer a persona do seu hotel, visto os diferentes tipos de viajantes, conhecer o seu destino, as novas tendências na hotelaria e as mudanças tecnológicas, econômicas e culturais.
Essas informações servirão de base para traçar quais as estratégias certas para o seu público e qual abordagem melhor se encaixa com o objetivo da sua empresa. Outro fator que auxilia é na mensuração do investimento financeiro conforme a realidade do seu meio de hospedagem, ou seja, tendo em vista as necessidades primordiais e seus limites econômicos.
2. Esperar o viajante lhe encontrar:
Muitos meios de hospedagem acreditam que ter um site e mídias sociais já é o bastante. Mas tê-los por si só não é o suficiente. Em uma era de desenvolvimento digital, com diferentes mudanças ocorrendo diariamente, estar estabilizado é um grande erro. Investir em um site apenas para mantê-lo como vitrine ESTÁTICA do seu meio de hospedagem é uma grande perda desse investimento. Pois, muito mais se pode conseguir através de um site.
As mídias sociais não se distanciam disso. Criar contas para compartilhar apenas promoções pontuais e não relacionar-se com as pessoas que diariamente estão presentes ali é perder um dos artifícios gratuitos mais poderosos para o marketing do seu meio de hospedagem.
É preciso investir tempo e conteúdo nessas plataformas, alinhando com as expectativas e com os objetivos de curto, médio e longo prazo da sua empresa.
3 – Não focar na experiência do cliente
Você já entrou em algum site e não conseguiu obter as informações que queria pela desorganização visual? Ou já tentou entrar em um site via Smartphone e ele não estar adaptado? Tenho certeza de que se você já teve essas experiências, elas foram bem desagradáveis.
As pessoas diariamente estão utilizando celulares. Muitos dos viajantes fazem suas pesquisas através deles: para onde ir? como comprar? qual o valor? quantos dias é ideal? e muito, muito mais. Por isso, é imprescindível criar ações voltadas para o mobile e isso começa pelo site. Site responsivo é muito importante, pois permite o viajante navegar nele com facilidade.
Todavia, focar na experiência do cliente implica também as mídias sociais. É através delas que você poderá nutrir engajamento com seu potencial cliente, compartilhando histórias, se interessando pela necessidade deles, repostando fotos e oferecendo conteúdo. Desta forma, você valoriza a experiência dele com o seu hotel, passando uma imagem positiva.
4 – Esquecer do conteúdo
Eis aqui um grande perigo: esquecer do conteúdo. Seu hotel pode ter boas fotos e um design incrível online, mas se não tiver conteúdo certamente terá dificuldades em obter resultados escaláveis e consistentes. O conteúdo é o que direciona todas as estratégias de marketing hoje, pois é o que atrai.
Hoteleiros precisam entender que oferecer dicas de viagem, dicas sobre o seu destino e indicar locais para visitação não é ameaçador para seu meio de hospedagem. Sim, talvez a pessoa não queira ir para o seu hotel e apenas usufrua da informação que você está disponibilizando, mas isso não significa que o seu hotel vai decair. Promover esse tipo de interação gera:
- Indicações: talvez a pessoa que viu o conteúdo não queira ir pro seu hotel, mas por ver o seu comprometimento com uma estada de qualidade, ela pode indicar você a outra pessoa.
- Relevância: O seu conteúdo pode ser visto como relevante por outras empresas, que podem de forma orgânica fazer marketing para você.
- Autoridade: Ser reconhecido como autoridade nas mídias sociais em determinado assunto auxilia no aumento da visibilidade do seu meio de hospedagem, que certamente atrairá os olhares dos viajantes.
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