Muitos hoteleiros traçam planos de marketing no início do ano, buscando potencializar os lucros. No entanto, a grande maioria ainda tem dificuldades de ganhar autoridade e reconhecimento em suas estratégias digitais e por isso, se perguntam: “Porque meu hotel não cresce online?”.
Um bom posicionamento nos mecanismos de busca é hoje uma das tarefas mais a árduas para meios de hospedagem, principalmente pela grande concorrência das agências de viagens online. Mas ainda é possível manter um bom crescimento online por meio de outras formas, como o uso adequado das mídias sociais.
Ainda assim, 3 coisas podem estar fazendo a sua estratégia digital não alcançar sua potencialidade. Por isso, separamos alguns dos motivos mais comuns.
Porque meu hotel não cresce online?
1 Vender o tempo todo!
O maior erro de muitos hoteleiros é buscarem vender a qualquer custo. Na verdade, isso pode custar bem caro.
Há quem pense: se eu não abordar essa pessoa agora, ela nunca mais volta e vou perder a chance de venda. Todavia, as pessoas não estão sempre em seu momento de compra. Muitas das vezes desejam apenas conhecer pacotes e destinos, mas não necessariamente já reservar tudo. Por isso, o conteúdo será maior aliado do que as estratégias de abordagem e vendas.
Hoteleiros que destinam todo o investimento online em promover vendas, publicando nas mídias sociais só sobre pacotes e valores por exemplo, têm maior dificuldade em reter clientes em outros estágios da jornada de compras.
2 Oferecer o indispensável como luxo
Algumas condições de estada já são indispensáveis para uma boa experiência do cliente, como Wi-fi gratuito, café da manhã, limpeza e bom atendimento. Mas é comum ver meios de hospedagem tratando tais condições como um diferencial gigantesco.
Entretanto, é certo que muitos viajantes não optam por conhecer mais de hotéis e pousadas que não dispõem dessas condições básicas. Ou seja, a dica aqui não é sobre não falar, mas ser cauteloso para não enaltecer algo que deve ser o mínimo.
3 Não se preocupar com a experiencia do cliente
Esse ponto muito se assemelha ao primeiro ponto, pois em parte se complementam. Quando a estratégia digital é focada em vendas, a experiência do cliente é deixada de lado.
Contudo, isso não significa o contrário. O incrível é que ao focar a estratégia digital na experiência do cliente você não está descartando as vendas, mas mudando a forma de relacionar-se com esse potencial hóspede. Uma coisa é certa: ninguém gosta de conversar com alguém que está toda hora tentando vender algo para ela.
Focar na experiência do cliente é não medir esforços para proporcionar uma estada completa e confortável, proporcionando acesso a atividades de lazer e qualidade de vida.
4 Não acompanhar as tendências na hotelaria
Todos os anos novas tendências surgem no mercado hoteleiro e outras deixam de serem utilizadas. São elas as responsáveis por movimentar o ramo e trazer novas formas de aperfeiçoamento, principalmente no que compete a relacionamento com o cliente e posicionamento online.
As pessoas estão constantemente se atualizando, a internet nos promove isso hoje. Desta forma, não estar atento as tendências, buscando se atualizar em relação a elas pode ser o motivo pelo pouco crescimento online do seu meio de hospedagem.
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