5 métricas de Marketing Digital que todo hoteleiro deve conhecer!

5 métricas de Marketing Digital que todo hoteleiro deve conhecer!

em novembro 18, 2019

Aliada a Marketing Digital a hotelaria está em constante desenvolvimento, produzindo grandes aumentos nas receitas de muitos meios de hospedagem. Entretanto, tem se tornado cada vez mais necessário aperfeiçoar as estratégias digitais e as diferentes métricas de marketing digital existem para auxiliar nesse sentindo, garantindo resultados mais consistentes e escaláveis.

Por que mensurar resultados é fundamental?

Fazer Marketing Digital sem mensurar resultados é colocar toda sua estratégia em risco de estagnação ou declínio. A verdade é que resultados escaláveis são acompanhados de revisões sistêmicas e constantes dos resultados obtidos nas campanhas, nos eventos, nos e-mail’s marketing e demais.

Todavia, é muito comum que hotéis e pousadas contratem empresas e/ou consultorias especializadas em Marketing para garantir o desenvolvimento das suas estratégias. Entretanto, é de suma importância que como hoteleiro, você esteja ciente das métricas mais relevantes para sua meio de hospedagem e de que forma mensurar resultados reais.

Pensando em tudo isso, separamos 5 métricas que todo hoteleiro deve conhecer sobre o seu meio de hospedagem.

5 métricas de Marketing Digital que todo hoteleiro deve conhecer!

1. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diz respeito ao valor investido por uma empresa para adquirir um cliente. Esse valor está visível nas ações de marketing empregadas pelo seu meio de hospedagem para gerar leads que, posteriormente, virarão hóspedes.

Seu cálculo envolve o levantamento de todos os investimentos feitos, que foram voltados para o marketing da empresa, em um determinado período. Esses investimentos incluem: salário de funcionários, campanhas pagas, eventos, ferramentas, comissões de vendas e etc. Somado esse montante, divide-se pelo número de clientes adquiridos nesse mesmo período de tempo e tem-se o CAC.

CAC = Investimentos / Número de Clientes 

2. Retorno sobre o investimento (ROI)

Para mensurar o quanto os investimentos tem trazido retornos fidedignos e se as estratégias utilizadas estão sendo eficazes, utiliza-se o ROI. Seu cálculo também é simples e necessita de apenas duas informações: receita e custo.

Com base na receita adquirida em um determinado período de tempo e o custo das ações realizadas nesse mesmo período obtêm-se o ROI. Para calcular basta usar a fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

3. Ticket médio

Essa é uma métrica importante a ser trabalhada nos meios de hospedagem. Em suma, refere-se ao valor mediano que cada hóspede gasta nos seus serviços e produtos. Recomenda-se que busque encontrar o ticket médio mensal, para que estratégias de aumento possam ser melhor exploradas, como o Revenue Management.

Para calculá-lo basta utilizar a fórmula:

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

4. Taxa de Clique

Meios de hospedagem são campeões em investir nas mídias pagas, principalmente pela grande concorrência no ramo e pelo crescimento das agências de viagem online. Entretanto, por mais conhecido que seja essa estratégia, o algoritmo do Facebook Ads está sempre sendo aperfeiçoado, forçando os profissionais de marketing a buscarem constante aprendizagem.

Desta forma, acompanhar as taxas de cliques e demais métricas envoltas nas campanhas pagas pode auxiliar seu meio de hospedagem na diminuição de custos com essa estratégia. O cálculo é feito automaticamente pela própria plataforma do Ads, mas pode ser realizado manualmente pela forma:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

5. Visitas no site

O site é o principal aliado para trabalhar com o Marketing de Conteúdo, seja por meio do blog ou de materiais ricos. Por isso, acompanhar a quantidade média de pessoas que passam por ele dia após dia é importante para avaliar esse segmento do marketing. Assim como, permite mensurar o alcance do seu meio de hospedagem nos mecanismos online.

Outro ponto de destaque são as visitas individuais, pois através delas é possível vislumbrar quais as páginas mais acessadas e desenvolver estratégias com essas informações.

O acompanhamento das visitas no site pode ser realizado através das ferramentas de análise de métricas, como o Google Analytics.

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