A persona da hotelaria: como criar?

A persona da hotelaria: como criar?

em outubro 22, 2019

Você sabe o que é uma persona? Seu meio de hospedagem já montou uma? Separamos esse conteúdo para te ajudar a entender melhor o assunto e a iniciar a implementação na sua empresa! Confira!

A Persona na Hotelaria

Meios de hospedagem tem um vasto público de atendimento, sendo diferentes pessoas que passam diariamente por seus quartos. Mas independente da pluralidade, sempre há uma recorrência maior de um grupo de pessoas com características em comum.

O conjunto das características do cliente ideal nos chamamos de persona. Em outras palavras, persona é a a representação do seu cliente ideal. Desta forma, consiste em elencar as características primordiais do seu cliente ideal para compreender qual o seu perfil. 

O que muitos hoteleiros não sabem é que essa representação varia também de hotel para hotel, e por não saberem disto, acabam investindo em personas erradas tentando suprir a competitividade. Mas a verdade seja dita: você não precisará se preocupar com a competitividade se conhecer bem a sua persona.

E o Público Alvo?

Podem parecer a mesma coisa, mas tem suas diferenças. Enquanto a persona é uma representação fiel ao cliente ideal da sua empresa, o público alvo é um compilado de informações ampla.

Em geral, para definir o público alvo da sua empresa são necessárias informações sociodemográficas, como faixa etária, sexo, formação, profissão. Ao passo que para elaboração da sua persona é preciso aprofundar o conhecimento sobre os viajantes que frequentam seu meio de hospedagem. Assim sendo, as informações mais relevantes dirão respeito a comportamentos, hobbies e interações. 

Porque conhecer minha persona?

As possibilidades do marketing são inúmeras, entretanto, consolida-se como um campo de imensa competitividade. Estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca, por exemplo, é uma tarefa árdua e dificilmente estável.

Todavia, ao conhecer a sua persona, sua empresa direciona o conteúdo das campanhas para as pessoas certas, evitando gastos desnecessários de tempo e dinheiro. Poupa assim o trabalho tanto da equipe de Marketing, quanto da de Vendas, pois ambas estarão juntando esforços para captar o perfil  de viajantes certos para sua empresa.

Não é incrível?

Criação: o que eu preciso saber?

O estudo da persona perpassa algumas variáveis importantes:

  1. Conhecer o mercado no qual seu meio de hospedagem está inserido;
  2. Estudar quem são os seus clientes e quais as características específicas deles;
  3. Identificar aspectos do seu meio de hospedagem, como cultura, serviços, qualidades, pontos a melhorar.

Tendo acesso a essas informações, algumas perguntas norteadoras podem ser feitas para o desenvolvimento da persona, são elas:

  • Que tipo de publicações ele costuma ler e em quais plataformas relacionados a hotelaria?
  • O que ela pesquisa no Google?
  • Qual seu cargo?
  • Como é o seu estilo de vida?
  • Quais as atividades que costuma realizar?
  • Como é a sua rotina diária?
  • Ele costuma pagar à vista ou de forma parcelada?
  • Objetivos e sonhos?
  • Quem influencia sua decisão?

Essas são algumas das questões que podem ser exploradas, entretanto existem muitas outras. Quanto mais detalhada, mais completa estará sua persona.

Equipe 2M’S.

 

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