Gestão de Receitas: o que devo saber?

Gestão de Receitas: o que devo saber?

em setembro 16, 2019

Você já ouviu falar de Revenue Management (Gestão de Receitas)? Se a resposta para essa pergunta foi não, saiba que seu meio de hospedagem pode estar correndo perigo.

Muito provavelmente você tem traçado os objetivos em relação ao seu negócio. Assim como, onde almeja chegar e em que determinado espaço de tempo. Essa é a organização inicial necessária para traçar quaisquer ações e estratégias eficazes. Mas você sabe como chegar lá?

Com o constante desenvolvimento dos meios digitais, muitos meios de hospedagem estão ficando para trás e perdendo de faturar muito. Entre os motivos pelos quais isso ocorre está a má gestão de receitas e até mesmo a inexistência dessa ação.

O que é Revenue Management ou Gestão de Receitas?

A Gestão ou Gerenciamento de Receitas é uma metodologia que trabalha com estratégias de precificação de vendas, oferta e demanda, para hotéis. Tendo em vista que seu maior objetivo é potencializar e maximizar os lucros de um negócio, tem se tornado assunto de destaque no ramo hoteleiro.

Dolores Piñeiro, especialista em Revenue Management, destaca cases de hotéis que aumentaram em mais de 35% suas receitas, a partir do estudo e aplicação das técnicas de gestão, numa média de 2 anos.

Sua abordagem consiste em estudar o comportamento de consumo dos clientes, suas demandas e necessidades, trabalhando em ajustes de preços. Assim como buscar constantemente o conhecimento das mudanças/tendências no mercado e explorar os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Porque devo aplicar ao meu meio de hospedagem?

De acordo com Dolores Piñeiro:

“Para crescer em mercados com forte concorrência, agressividade na determinação de preços e uma demanda instável com períodos desafiadores de baixa demanda, é necessário estudar, analisar e aplicar técnicas de Revenue Management.”

Entre os benefícios da aplicação, encontram-se o melhor posicionamento do seu meio de hospedagem no mercado e a melhor previsibilidade nas receitas futuras. Isso permite que você invista melhor, pois proporcionará claro vislumbre dos lucros.

Além disso, ao potencializar resultados, seu meio de hospedagem potencializará a qualidade da prestação de seus serviços e da experiência dos clientes.

Marketing Digital e Revenue?

Essa sim é uma dupla de sucesso. Separar essas áreas é um erro simples que muitos hoteleiros cometem. A questão principal é que o trabalho conjunto da equipe de Marketing Digital e de Gestão de Receitas é indispensável, pois um é responsável por atrair e gerar demanda, enquanto o outro irá geri-lá.

Vamos conversar sobre o seu meio de hospedagem? 

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