Construir uma presença digital é muito importante. Sua empresa pode optar por montar uma equipe de Marketing própria ou contratar uma empresa especializada em Marketing Hoteleiro, mas ficar sem trabalhar no âmbito digital não é uma opção saudável.
Mais e mais os grandes e pequenos meios de hospedagem estão se despertando para a realidade virtual, tornando a jornada ainda mais concorrida. Sendo assim, apenas hotéis e pousadas compromissados com o Marketing Digital se destacam. Então, quer saber como começar?
Os primeiros passos são sempre os mais desafiadores, mas há alguns pontos que podem ser trabalhados e que trazem resultados rápido. Por isso, elencamos 45 dicas rápidas de Marketing Hoteleiro para você iniciar, confira:
45 DICAS RÁPIDAS DE MARKETING HOTELEIRO:
1# Dicas gerais de Marketing Hoteleiro:
- Conheça e estude sua(s) persona(s);
- Desenhe a jornada de compra da(s) sua(s) persona(s);
- Verifique se os contatos disponibilizados nas plataformas e mídias online estão corretos e em acordo;
- Defina palavras chaves para seu negócio, as quais serão exploradas na criação e divulgação de conteúdo;
- Faça gestão de reviews do seu hotel: responda, aprenda com eles e compartilhe;
- Analise suas métricas e resultados;
- Invista em automação de marketing;
2# E-mail Marketing:
- Personalize os e-mails com as variáveis que sua empresa possui do cliente: nome, cidade;
- Insira links para blog, mídias sociais e sites de avaliação, como por exemplo: booking, tripadvisor;
- Se houver mais de um conteúdo: separe em blocos;
- Com base na jornada de compra, crie e-mail’s para cada etapa: e-mail de verificação, e-mail de boas vindas, e-mail de oferta de conteúdo, e-mail de orçamento.
3# Criação de Conteúdo:
- Faça pesquisas e crie materiais ricos conforme as tendências do mercado;
- Ofereça conteúdos sobre seu hotel e região: tour virtual, dicas de passeios;
- Organize as ideias nos materiais de forma clara e visual;
- Identifique conteúdos com base no funil de vendas: topo, meio e fundo;
- Reaproveite de diferentes formas o conteúdo criado.
4# Landing Pages:
- Insira ofertas de outros conteúdos em uma aba abaixo do conteúdo principal da landing page;
- Inclua botões de compartilhamento para as mídias sociais mais relevantes;
- Utilize o e-mail de confirmação de inscrição para evitar bounce;
- Explore os gatilhos mentais.
5# Mídias Sociais:
- Defina um calendário editorial para as postagens orgânicas nas diferentes plataformas;
- Opte por usar uma landing page no link que sua empresa disponibilizará nas mídias sociais, pois diferente de ferramentas de gestão de links, as landing pages permitem avaliar métricas importantes;
- Conheça as proporções certas para as publicações com imagens, respeitando as diferenças de cada mídia;
- Explore dos stories;
- Configure as respostas rápidas e/ou utilize de automação;
- Estude as hashtags mais relevantes para o setor hoteleiro e use-as, mas não em grande quantidade.
6# Site:
- Use pop-ups específicos para diferentes páginas; Desta forma, você consegue direcionar conteúdos relevantes e de acordo com a busca do viajante.
- Opte pelo aspecto responsivo;
- Disponibilizar opção de tradução do site, caso atenda hóspedes de outras nacionalidades;
- Trabalhe o SEO.
- Integre com diferentes ferramentas de análise de métricas, para avaliar os resultados.
- Utilize motor de reservas, assim os hóspedes terão mais facilidade na hora da reserva.
7# Blog:
- Explore o uso do blog; Entretanto, se sua empresa já utiliza, não esqueça de trabalhar o SEO nos post’s;
- Defina um calendário editorial;
- Use a palavra-chave mais importante do post no título. Do mesmo modo explore-a na descrição;
- Insira links internos, que levem para outras páginas dentro do próprio site, como por exemplo: de outros posts, sobre as acomodações ou a página de reservas;
- Insira imagens nos posts e atribua o texto alternativo com palavras-chaves;
- Faça textos com tamanho médio, em torno de 300 palavras;
- Separe o conteúdo em tópicos ou subtítulos;
- Opte por parágrafos curtos e sentenças com até 20 palavras;
- Discorra sobre conteúdos da sua região: pontos turísticos, passeios, festividades e gastronomia;
- Insira botões de compartilhamento.
8# Anúncios Pagos:
- Faça testes A/B para tudo, principalmente texto, imagem e público;
- Na imagem, opte por cores chamativas e pessoas.
- Use emoticons no texto;
Agora que você já conheceu algumas dicas incríveis e rápidas para aplicar no seu meio de hospedagem, é hora de implementar e analisar os resultados.