SEO na Hotelaria: Como Alcançar mais Reservas Diretas!

SEO na Hotelaria: Como Alcançar mais Reservas Diretas!

em abril 12, 2019

Reservar pela internet já é uma realidade expressiva. Mais e mais pessoas optam por pesquisar nos mecanismos de busca diferentes destinos e estabelecimentos para viajar, assim como os melhores preços e vantagens.

Estar presente no âmbito digital nunca foi uma necessidade tão emergente como agora. Porém, apenas criar um site ou abrir uma conta em mídias sociais, como o Facebook e o Instagram não basta. Isso porque a crescente busca gerou um crescente investimento por parte dos meios de hospedagem, a fim de garantir os primeiros lugares das páginas de navegação e as melhores posições para resultados de pesquisa.

Por exemplo, se você buscar na internet “Hotel em Florianópolis” apareceram muitas páginas de destino como resultados. Entre elas algumas patrocinadas e outras apenas bem posicionadas. Mas qual é o segredo para o bom posicionamento dessas páginas?

SEO: o diferencial de hotéis de sucesso!

SEO é a otimização para motores de busca, ou seja,  é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de buscas, como por exemplo o Google. E é esse o segredo do bom posicionamento das páginas no exemplo anterior.

O uso dessa estratégia digital é importante para alcançar visibilidade no âmbito digital e consequentemente mais reservas diretas.

Mas o que faz com que sites específicos estejam nas primeiras páginas? Para entender mais afundo o assunto é muito importante estudar como os algorítimos do Google funciona, mas bem resumidamente o que acontece é que os robôs do Google escolhem os sites de acordo com o nível de relevância e autoridade que apresentam, tendo sempre em vista a qualidade de experiência do usuário.

Alguns Aspectos de Rankeamento SEO:

Existem dentro do SEO diversos aspectos que contribuem para mensurar o rankeamento de um site, desde questões mais simples como a responsividade até a qualidade do conteúdo.

1 – Conteúdo:

Qualidade é o diferencial. Criar materiais ou posts apenas para um robô do Google é perder tempo. Aqui se torna necessário conhecer bem a sua persona para desenvolver conteúdos que atraiam e no tamanho ideal.

2 – Domínio próprio e URL amigável

Um domínio de site próprio é crucial para o rankeamento em SEO. Assim como URL’s amigáveis permitem uma fácil leitura e proporcionam uma breve descrição sobre o conteúdo que será discorrido. Vale destacar que o trabalho com palavras-chave deve permear a escolha das URL’s.

3 – Textos Alternativos em Imagens

Os robôs do Google não visualizam a página da mesma forma que o usuário, por isso eles leem imagens ao invés de vê-las. Os textos alternativos (tag Alt) são primordiais para essa leitura. Da mesma que forma, se por algum motivo a página em que a imagem está não conseguir carregar, o texto alternativo aparecerá ao usuário no local da imagem, permitindo assim o entendimento sobre o que se trata.

4 – Meta description

A meta description é a descrição que aparece a baixo do título do seu site quando pesquisado nos mecanismos de busca. O tamanho dela é importante para o rankeamento, estando com a média entre 120 e 155 caracteres.

5 – Títulos

O tamanho do título do site do seu hotel também influencia, uma média ideal é entre 47 e 65 caracteres. Neste ponto, destaca-se também o uso adequado das palavras-chave.

6 – Responsividade e Blog

Sites não responsivos estão ultrapassados e é um risco mantê-los. Se o site da sua empresa ainda não é responsivo – adepto a todos os formatos de tela – saiba que poderá estar perdendo muitas reservas. Isso porque atualmente as pessoas conectam-se mais através dos smartphones.

Outro ponto de destaque é para o uso de blog. Oferecer conteúdo é a alma da atuação digital, não oferecê-lo é estagnar. Hotéis e pousadas tem investido e muito em posts sobre destino turísticos, dicas de viagem, mapa de localizações, opções de diversões e passeios, entre outros materiais ricos, para engajar potenciais clientes e gerar autoridade para a marca.

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