Você sabia que as nossas decisões podem sofrer influência?
Provavelmente você já tomou alguma decisão sem pensar muito a respeito e depois se deu conta que não era a melhor decisão para a situação. Se isso já lhe aconteceu, você usou dos gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais funcionam como estímulos influenciando nosso cérebro na tomada de decisões. Por isso, é considerado uma grande estratégia de persuasão e seu bom uso é um aliado importante para vendas eficazes.
Esse piloto automático do cérebro está permeado por diversos outros fatores como cultura, expectativas, discurso e arquétipos, que inconscientemente moldam suas decisões.
Desta forma, os gatilhos mentais são uma espécie de atalho que o seu cérebro busca, baseado no contexto em que você vive, nas suas experiências e sua história de vida, para garantir decisões rápidas.
Mas como aplicar os gatilhos mentais na hotelaria?
O propósito de qualquer campanha que seu meio de hospedagem realiza é, sem dúvidas, visando como consequência direta um aumento nas vendas, principalmente em vendas diretas.
Investir em campanhas grandes, com imagens chamativas e em diferentes mídias sociais pode sim dar um bom resultado. Mas conhecer de técnicas de persuasão, como os gatilhos mentais, pode garantir:
- que o potencial cliente realmente clique em sua oferta,
- que ele permanece em sua página após clicar e
- que ele não desista logo após preencher o formulário.
Agora que você já entendeu o que são gatilhos mentais e sua importância na hotelaria, quer alavancar as vendas diretas? Então confere alguns gatilhos mentais poderosos para a hotelaria.
Gatilhos Mentais Poderosos para a Hotelaria
1# Gatilho de Antecipação:
Preparar seu potencial cliente com informações ou dicas sobre a uma campanha que seu meio de hospedagem fará é uma incrível estratégia para atrair a atenção dele, pois gera uma espécie de cronometragem.
Esse gatilho pode ser usado para datas comemorativas, visando garantir um hotel ou pousada lotado. Assim como, nos períodos de baixa temporada podem ser utilizados para manter as vendas.
Ex: “Faltam 5 dias para…”, “Faltam 4 dias para…”, “Responda esse Quiz e descubra uma pista do nosso lançamento”, “3 motivos para não perder nosso lançamento”.
2# Gatilho de Exclusividade:
O marketing hoteleiro eficaz faz bom uso desse gatilho, pois permite diferenciar seu meio de hospedagem dos demais. As pessoas gostam de se sentir exclusivas, sendo os primeiros a experimentar algo novo ou um dos poucos que conseguiu a tempo a exclusividade.
Ex: “Reserve agora e receba….”, “Reserve agora e ganhe…”.
Destaca-se aqui a importância do cumprimento da oferta, visto que se não cumprida pode gerar avaliações negativas.
3# Gatilho de Escassez:
Esse poderoso gatilho é muito usado por site de reservas, como o Booking, por trabalhar com a ansiedade do possível hóspede. Frases como: “Últimas unidades”, “muita procura, últimos quartos”, “Vagas limitadas” são exemplos clássicos e muito eficazes para influenciar a venda.
4# Gatilho de Razão:
Estudos comprovam que a utilização de “porquês” aumenta – e muito – o nível de aceitação de algo. Isso se dá pelo fato das pessoas gostarem de saber a razão sobre os quais fazem ou compram determinada coisa.
O gatilho de razão pode ser utilizado em ofertas iscas, que irão auxiliar seu meio de hospedagem a adquirir autoridade no meio digital. O que consequentemente, leva ao aumento nas vendas diretas.
Ex: “Descubra porque Gramado é um dos melhores destinos para viajar”
5# Gatilho de Prova Social
Ter a aprovação de outro pessoa em relação a algum serviço é sempre muito importante na tomada de decisão. Medimos se nossa experiência será agradável através da experiência de outras pessoas de nossa confiança, seja familiares, amigos ou famosos.
O uso desse gatilho pode se dar:
- através do uso de imagens chamativas do seu estabelecimento, com pessoas se divertindo ou artistas;
- através de dados quantitativos sobre o seu estabelecimento, como unidades vendidas;
- através de depoimentos, avaliações ou pesquisas de satisfação.
ex: “a 20 minutos do Parque….”, “Avaliação 9,2 no site de reservas…”, “80% das unidades vendidas”.
6# Gatilho de Reciprocidade:
Um dos mais utilizados nas estratégias de Inbound Marketing, por proporcionar uma troca. Você oferece algo e recebe algo.
Pode ser usado para adquirir e-mails para campanhas de marketing específicas ou para promover sua página nas mídias sociais, a fim de gerar autoridade.
Ex: “Cadastre-se e receba grátis esse ebook”, “Download grátis”, “Assista gratuitamente…”.
Então, está pronto para usá-los?
Nós podemos te ajudar!
Converse com a gente!