Em uma estratégia digital alguns fatores são decisivos para um bom posicionamento da marca e o aumento das vendas. Atualmente, novas tendências estão surgindo no mercado e o erro de algumas empresas tem sido apropriar-se delas sem conter os alicerces base, o dito feijão com arroz do marketing digital.
Esses alicerces, quando bem estruturados são responsáveis pela sustentação do posicionamento digital, ao passo de que as novas tendências se tornam estratégias iscas para alimentar a estrutura.
Pensando nesses alicerces, separamos um conteúdo rápido sobre 5 erros de marketing digital que fazem seu hotel ou pousada vender menos! Confira:
1. Não ter um site responsivo
O aumento do uso de aparelhos mobiles, como smartphones e tablets para o acesso as redes sociais e buscas a conteúdos tem crescimento de forma incomparável. A facilidade de locomoção destes aparelhos faz deles o principal meio de comunicação e compra das pessoas.
Ter um site responsivo, ou seja, habilitado aos diferentes formatos de telas garante que uma boa experiência do usuário e permite que seu meio de hospedagem alcance métricas melhores de posicionamento.
- Invista: em site responsivo e com layout intuitivo.
2. Esquecer das mídias sociais
É muito comum meios de hospedagem não investirem nas mídias sociais com tanto empenho. Colocar imagens desconexas e com pouca qualidade podem dar um aspecto negativo aos visitantes de suas páginas. Assim como não ter uma frequência estabelecido de postagens.
- Invista: em boas fotos do seu estabelecimento com paisagens sempre visíveis; em uma organização visual de suas postagens, a fim de terem harmonia; e em responder comentários e interagir com seguidores.
3. Subestimar o poder dos anúncios patrocinados
Quando a palavra “patrocinado” é dita pode gerar certo receio. E não é por pouco, muitas campanhas se não forem bem desenvolvidas podem ter péssimos posicionamentos e não gerar venda nenhuma, fazendo com que o retorno sobre investimento seja zero.
O ponto chave é conhecer sua persona e testar as variáveis. Para quem você vende? Quem é o seu hóspede? Quem é a pessoa que vai clicar no seu anúncio? Conheça a faixa etária que você atende, os gostos em comum de quem você atende, as épocas que mais vem, características demográficas, pessoais e de ação digital.
- Invista: em um estudo detalhado de sua persona. Uma boa forma de fazer isso é solicitando uma pesquisa rápida no check-in de seus hóspedes. E em testes A/B em seus anúncios, com diferentes textos ou imagens.
4. Não investir em um blog
Conteúdo tem sido a chave principal para a porta do bom posicionamento digital. Isso mesmo, seja escrito, por áudio ou vídeo trabalhar com conteúdo dá um gás no Branding da empresa.
- Invista: em conteúdos ricos sobre sua região, eventos e estações. Assim como dicas de viagens, como organização da mala ou documentos necessários.
5. Não traçar objetivos e planos de marketing
Onde você quer que seu meio de hospedagem chegue? Quem quer alcançar? E quais os passos para chegar lá? Ter objetivos e um plano de marketing definidos ajudará você a direcionar suas estratégias ao alvo almejado e auxiliará no relacionamento com seu potencial hóspede.
As mídias sociais, o site e blog devem estar em sintonia.
- Invista: em objetivos reais do seu meio de hospedagem, delimitando um plano de marketing.
Esperamos que você aproveite!