Um dos maiores desejos de realização dos consumidores é viajar! Passar o fim de semana na serra, o feriado no litoral ou levar a família para conhecer um ponto turístico. E Santa Catarina é cada vez mais a opção certa para estes viajantes. Seja na temporada mais quente para o litoral ou na temporada mais fria para a serra.
No meio de tudo isso, meio de hospedagem como hotéis e pousadas tentam manter sua taxa de ocupação e sua diária mensal em alta.
Com a internet, muitos usuários pesquisam muito sobre os melhores destinos e meios de hospedagem, explorando valores, avaliações, comentários e fotos que o auxiliem na decisão.
Por isso, separamos 05 dicas incríveis de marketing digital hoteleiro, visando aumentar a taxa de ocupação do seu meio de hospedagem.
05 DICAS INCRÍVEIS DE MARKETING DIGITAL HOTELEIRO!
É preciso considerar que a estratégia mais eficiente é aquela que utiliza pontos particulares do empreendimento, como localização, público alvo, ticket médio e diferenciais, com um estudo profissional das métricas de sua região.
Para tanto, se faz necessário a presença de um profissional da área.
1 – Esteja visível
Já sabemos que as pesquisas dos usuários são online e o Google é a maior plataforma de pesquisa do mundo.
Para que seu hotel ou pousada possa ser encontrado é preciso estar bem ranqueado e visível, principalmente, na primeira página.
Aposto em estratégias de SEO, como:
- Uso de palavras-chave em post’s de seu blog e no código de seu site;
- Títulos atraentes e não extensivos;
- Compactação de imagens para diminuir o peso da página;
- Site e blog responsivos.
2 – Tenha um site eficiente
Criar um site do seu meio de hospedagem é o mínimo, mas não basta apenas uma página com telefone e endereço.
Com uma quantidade cada vez maior de sites e serviços online, o consumidor também mudou seu comportamento e tem apresentado critérios altos na escolha das páginas que clicará.
Por exemplo, para cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera queda de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes, de acordo com o Aberdeen Group;
Por isso, deve-se ponderar outros aspectos como:
- Velocidade de carregamento de seu site;
- Uso de motor de reservas, com opção para orçar datas;
- Fotos nítidas e reais do seu estabelecimento.
3. Rede Social Ativa
Imagine a situação: você encontrou o Facebook de um hotel interessante e quando olhou sua timeline a última postagem era de 2 anos atrás. O que você vai pensar? Vai gerar confiança?
O Facebook, ao lado do Instagram, são as mídias sociais que mais crescem no mundo e estar ativo é fundamental para aumentar suas vendas, pois passa para seu consumidor uma sensação de confiança e atividade no local.
Faça interações ao menos 03 vezes por semana e sempre responda comentários, dê likes em outras postagens e mostre para seu consumidor que você se importa com ele.
4. Tenha campanhas online
A internet é uma vitrine. Como vimos no primeiro item desta lista, é preciso estar bem posicionado no Google.
Para se destacar, faça campanhas pelo Google Adwords que sejam bem estruturas e impulsionem sua marca e valorizem seu investimento. Da mesma forma, faça campanhas no Facebook Ads e Instagram.
Lembre-se:
- Aposte em títulos chamativos;
- Use cores que contrastem com as mídias sociais em que serão divulgadas;
- Segmente seu público com base na sua persona.
5. Conteúdo Relevante
Após criar seu site e suas redes sociais, preencha-os com conteúdo relevante.
Postar apenas propaganda não é legal.
Pense que em uma rede social as pessoas querem curtir e compartilhar coisas interessantes e curiosidades.
Invista em assuntos sobre os diferenciais da sua região, da sua cidade, dos costumes locais, belezas naturais, etc.
Uma fórmula básica é pensar 70-30: 70% é conteúdo interessante, 30% é conteúdo comercial.
Faça isso para Facebook, Instagram, Twitter, Blog.
Seguindo minimamente e aperfeiçoando estes 05 passos você vai perceber resultados positivos.