Inbound marketing x outbound. Qual a diferença?

Inbound marketing x outbound. Qual a diferença?

em março 12, 2018

INBOUND E OUTBOUND MARKETING

É extremamente importante que todas as nossas ações de marketing sejam orientadas por estratégias adequadas, estudadas e elaboradas para que a empresa possa ter uma maior visibilidade e posicionamento no mercado. O objetivo maior de implementar ações de marketing é a influência da marca na mente dos consumidores.
Antes de fazer qualquer tipo de comparação entre inbound e outbound marketing, é preciso defini-los.

O inbound marketing

Inbound marketing O inbound marketing é qualquer estratégia de marketing tanto online quanto offline por meio da qual possibilita que os clientes identifiquem, econtrem a empresa. O objetivo está em atrair clientes mediante uso de vários recursos que não seja a compra de espaços publicitários. Graças à internet, sites de busca e redes sociais, as possibilidades de aplicar estratégias de inbound marketing são infinitas.

Uma das principais estratégias de inbound na web é a criação e compartilhamento de conteúdo relevante através de artigos, e-books, infográficos, vídeos, entre tantos outros, nos quais os clientes, potenciais consumidores dos produtos e interessados de modo geral, podem efetuar o seu cadastro e começar a seguir as atividades da marca, reconhecendo-a como uma autoridade, uma referência e conhecedora de determinado assunto, No que diz respeito ao Inbound o objetivo específico é atrair leads de qualidade para o negócio como um “efeito imã”.

O outbound marketing

Outbound marketing O Outbound Marketing atua por meio do lançamento de uma mensagem, que interrompe a audiência com a intenção de que o cliente receba a mensagem com interesse e disposição. Podem ser consideradas estratégias de Outbound ligações de telemarketing, anúncios no rádio, comerciais na televisão, outdoors. O foco, neste caso, está em que a empresa encontre os clientes certos, fazendo uso do “efeito martelo”, este consiste no envio da mensagem uma e outra vez, insistentemente até que ela seja percebida e o objetivo seja alcançado.

Diferenças entre outbound e inbound Marketing

Fica claro que são muitas as diferenças entre outbound e inbound marketing, principalmente ao considerar os seus objetivos e estratégias. Originalmente, existia o outbound, com o tempo e o aumento dos recursos o inbound foi aperfeiçoando-se e aumentando a sua força entre os consumidores. No inbound marketing, o principal objetivo é que o cliente tenha interesse em encontrar a empresa, já no outbound o objetivo é que a empresa encontre os consumidores, fazendo que estes entendam que a empresa pode suprir suas necessidades.
O fato é que mesmo as diferenças sendo gritantes e as pessoas acreditarem que a metodologia do inbound é mais adequada ao mundo atual, a verdade é que eles se complementam. Embora a criação da necessidade seja fundamental para que os consumidores possam identificá-la e a partir dai procurar uma forma de saná-la, é preciso que as pessoas “lembrem” da marca. Para que isso ocorra, é imprescindível contar com as técnicas do outbound marketing.

Cabe ressaltar que pesquisas rescentes vem demonstrando que o inbound marketing é uma estratégia com um custo mais baixo por captação de leads e por consequência de clientes. Em se tratando de negócios e produtos complexos, ele é ainda mais poderoso e eficaz.
Seja qual for a combinação de estratégias que você deseja adotar para divulgar a sua marca, tenha emvista que deve haver equilíbrio entre a mensagem enviada aos consumidores e as ações, esse equilíbrio entre eles oferece credibilidade e permite que o cliente assíduo e aquele em potencial possam formar uma opinião positiva acerca do produto ou serviço comercializado e a marca. Lembre-se que em qualquer estratégia ou ação de marketing, seja de inbound ou outbound marketing, o foco deve estar centrado no cliente.

Não deixe de comentar se você ficou com alguma dúvuida, ou mesmo sugerir outras temas para faramos aqui.

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