INTRODUÇÃO
O Facebook Ads utiliza uma única imagem para ilustrar seu anúncio de três formas distintas: na coluna central, na barra lateral e em dispositivos móveis. Além disso, eles impõem um limite de texto que ocupe no máximo 20% da imagem.
Dependendo do tipo de anúncio que você esteja fazendo (vídeos, links, artigos, produtos, etc), há diferentes requerimentos para as imagens.
Neste tutorial, trataremos do tipo mais comum, um link para uma página externa/produto. Então veremos o formato ideal para tirar maior proveito do anúncio, não importa onde esteja localizado, assim como ter certeza de que o texto não ultrapasse o limite de 20%.
O FORMATO IDEAL
Estes são os três formatos nos quais um anúncio pode aparecer:
Apesar de não usar a imagem em sua resolução total, mas sim 400×209 pixels, o Facebook sugere um tamanho de imagem de 1200×628 pixels, com aspecto 1.9:1. Alegam que assim a imagem mantêm uma melhor definição nos mais diferentes dispositivos. De igual forma o Facebook irá processar a sua imagem, então vale a pena criar a arte na resolução indicada para poder observar os detalhes com maior facilidade.
Leve em conta que a imagem será exibida em um tamanho muito menor, portanto não convém colocar elementos demais — inclusive texto — o que nos leva ao próximo tópico:
O limite de 20% de texto
Facebook justifica esse limite com o argumento que a imagem deve chamar atenção ao post, sendo que o texto fica com a função de descrever o produto. Muitas vezes empresas querem colocar um logotipo ou frase de impacto, então, para prevenir que seu anúncio seja retirado de circulação por causa disso, vamos entender como esses 20% funcionam:
Seguindo o formato e resolução indicados, a imagem é dividida em retângulos da maneira indicada acima. Para completar 20%, apenas cinco desses retângulos devem ter elementos textuais, inclusive logotipos. Na nossa imagem de exemplo, ocupamos, portanto, 16% da área total da imagem com texto.
Isso mesmo: se alguma letra entrar em outro retângulo, o Facebook considera toda a área como ocupada. Isso força o seu texto a ser ainda menor ou contido em apenas certas partes da imagem. Para ajudá-lo a planejar a sua imagem e ver como o Facebook a processará, o próprio site oferece uma ferramenta para analisar suas imagens previamente. Clique aqui para acessá-la.
CONCLUSÃO
Agora você já pode planejar suas imagens com segurança e certeza que não encontrará imprevistos durante sua publicação. Quando em dúvida, não se esqueça de fazer uso da ferramenta que o Facebook disponibiliza para analisar seu material.